top of page






PROJETO
A INCLUSÃO ESCOLAR
Esse projeto de musicalização estudantil coletiva já se validou como uma singular ferramenta educacional hábil a contribuir ao desenvolvimento intelectual, cultural e psicoemocional dos participantes. Em sua primeira fase, que perdurou sete anos, o projeto Drum Corps mostrou-se totalmente eficaz para integrar crianças e jovens adolescentes através da música.
Através das normas e logísticas pré-estabelecidas deste projeto, os participantes são impulsionados a desenvolverem suas habilidades de disciplina, concentração, foco, responsabilidade, respeito, coletividade, percepção, coordenação motora, escuta ativa, respeito hierárquico, empatia, autocontrole, raciocínio, autoestima, superação, etc.
Esse perfil de trabalho difere-se totalmente dos modelos de bandas marciais, pois foca exclusivamente no perfil de trabalho difundido pelo grupo internacional Top Secret.
O Top Secret Drum Corps é um corpo de percussão sediado em Basileia, Suíça . A Top Secret foi fundada em 1991, com raízes nas ricas tradições de percussão da cidade natal da banda, Basileia, conhecida por seu carnaval anual chamado Basler Fasnacht .
O estilo de percussão de Basel é militarista, derivado dos exercícios militares de percussão dos soldados suíços que datam da Idade Média. O Top Secret adere de muitas maneiras à natureza militar da percussão de Basel, mas difere em muitos aspectos.
Desde sua apresentação em Edimburgo em 2003, o Top Secret tem desfrutado de sucesso mundial.





Inspirado nesse grandioso trabalho, o arte-educador Igo Sanuza desenvolveu uma linguagem mais adaptada à escolas brasileiras de ensino fundamental e médio, baseando-se na realidade das escolas e colégios nacionais, tanto em relação a estrutura como recursos.
Sendo assim, Igo Sanuza desenvolveu esse novo perfil de trabalho que se adequa melhor à maioria das escolas públicas e colégios particulares do Brasil, iniciando esse projeto em 2010 e atendendo escolas da capital de São Paulo.
Durante os primeiros sete anos deste projeto, o sucesso comprovado deste trabalho chamou a atenção de inúmeros profissionais da educação, contribuindo significativamente para o desenvolvimento estudantil dos alunos participantes.
Além do mais, o Projeto Drum Corps corrobora para o destaque das instituições anfitriãs, servindo como vitrine cultural através de apresentações e intercâmbios institucionais. Um dos meios mais eficazes para se atingir esse objetivo é através da realização de projetos educacionais como esse, pois essa proposta prima pelo desenvolvimento social do participante e seu rendimento educacional.
O FATOR SOCIAL
O papel social desempenhado por projetos como esse ultrapassa a simples questão de entretenimento, uma vez que pode tirar da inércia jovens aparentemente sem futuro.
Por meio dessas atividades coletivas, o fator inclusão é amplamente observado, considerando que apenas a sinergia dos esforços proporcionará o resultado almejado por cada grupo.
O FATOR CULTURAL
Evidentemente,o evento artístico, como concretização de um processo educacional, tem um papel importante e, muitas vezes, são nesses momentos que muitos se tornam cientes da existência de experiências artísticas, sendo assim tocadas por elas.
A Cultura é, para todo cidadão, um instrumento de relações sociais e é por ela que estabelecem relações entre si, definindo valores e significados. Assim, ela também se manifesta na criação artística, considerando que nunca é supérflua e o trabalho a ela destinado nunca é inútil.
Sob tais aspectos culturais, entre outros, esse projeto desempenha funções importantes e fundamentais nesse processo de formação. Isso sem falar na importância social, já que por meio deste trabalho, atrai a atenção de inúmeros jovens que, até então, não haviam despertado para alguma atividade significativa em suas vidas.
A EDUCAÇÃO MUSICAL
Nem sempre a Educação Musical visa a formação profissional, mesmo que essa não deixa de ser uma opção a ser considerada pelos participantes. Alguns dos primeiros veteranos do projeto Drum Corps seguiram carreira na área e atuam profissionalmente através deste projeto artístico-educacional. Entretanto, nem sempre esse objetivo é idealizado por todos os participantes.
A Educação Artística Musical no âmbito estudantil, por exemplo, busca musicalizar o indivíduo, ou seja, dar a ele as condições para que compreenda o que se passa no plano da expressão e no plano do significado quando ouve ou executa música. Musicalizar é dar ao indivíduo as ferramentas básicas para a compreensão e utilização da linguagem musical.
A musicalização é o processo de construção do conhecimento musical, cujo principal objetivo é despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação global do ser humano. A musicalização também é desenvolvida através de atividades lúdicas visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento da percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção espacial, etc.






OS INTEGRANTES
A definição do número de integrantes é relativa ao número de instrumentos disponíveis para a realização do projeto. Em alguns casos, esse número pode ser superior a 50 integrantes.
Com o objetivo de ampliar o número de participantes beneficiados pelo projeto, (muitas vezes) faz-se necessário que o profissional arte educador articule grupos de acessos (G.A.s) além do grupo oficial (G.O.) sendo esse último aquele que representa a instituição em apresentações.
Desta maneira, possibilitamos que mais alunos possam participar do projeto, independentemente do número de instrumentos ou desenvolvimento dos participantes.
OS INSTRUMENTOS
Os instrumentos das DRUM CORPS (desse projeto) estão agrupados por timbres: caixas, surdos e bumbos. Essa composição conta com um subgrupo extra, pois a configuração coletiva da Drum Corp que inspira esse projeto é formada apenas por bumbos e caixas.
Na primeira fase do projeto, utilizamos pratos como instrumentos auxiliares. Visto que a primeira etapa estava focada no desenvolvimento do projeto com características educacionais, fez-se necessário incluir o máximo de recursos para atender o maior número de crianças possível. Esse modelo de projeto ainda é válido para a implantação deste projeto em escolas públicas. Entretanto, nessa nova fase, a implantação deste trabalho em colégios privados priorizará o novo formato apenas com os três modelos de instrumentos mencionados. (caixas, bumbos e surdos)
COMO ORGANIZAR UMA DRUM CORP EM SUA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL OU MÉDIO.
Nesse novo segmento apresentado pelo PROJETO DRUM CORPS, a instituição que desejar a implantação desse projeto contará com o suporte técnico da equipe especializada desse projeto.
Com algumas orientações, todo colégio ou núcleo educacional poderá criar sua Drum Corps, o que proporcionará, além de cultura e lazer, um incentivo para o aprendizado mais profundo da música e ainda a possível descoberta de muitos talentos, sem mencionar na contribuição no processo de formação social e disciplinar do integrante.
Além da implantação do projeto, a equipe do Projeto Drum Corps desenvolve trabalhos de formação e capacitação para novos profissionais arte educadores, preparando-os para desenvolverem esse mesmo projeto nas demais escolas e colégios de ensino fundamental.
Através de cursos técnicos modulados, esse processo de capacitação trabalha para preparar inúmeros profissionais desse segmento com o intuito de atenderem escolas públicas que carecem de projetos desta natureza e colégios particulares que desejam agregar inclusão, cultura e arte aos trabalhos extra-curriculares.
Esse CURSO DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA DO PROJETO DRUM CORPS está disponível exclusivamente no centro de formação técnica do Projeto Drum Corps, que é um seguimento de formação da Sanuza Organizações Artísticas.
SUPORTE PROFISSIONAL
A equipe gestora do projeto fornecerá toda orientação necessária para as entidades de ensino que desejarem organizar uma Drum Corp. Mediante a uma reunião direta, um dos representantes do projeto fornecerá as informações essenciais para a realização do projeto, além de esclarecer todas as dúvidas e descrever todos os inúmeros objetivos e vantagens, transparecendo ao máximo toda a importância de um projeto como esse.
AS ETAPAS DO PROJETO
O projeto se concretizará através das seguintes etapas:
-
DEFINIÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DA DRUM CORP.
-
IMPLANTAÇÃO DA ESTRUTURA DISCIPLINAR
-
AQUISIÇÃO DOS INSTRUMENTOS
-
AGENDAMENTO DE APRESENTAÇÕES
-
INICIO DAS AULAS (teóricas e práticas)
-
ENSAIOS ESTRUTURAIS
-
ENSAIOS GERAIS
-
APRESENTAÇÕES
bottom of page



